Home > FEB > Você sabia? | Missão da doutrina

Você sabia? | Missão da doutrina

Ilustração. Em um fundo azul escuro está um par de mãos abertas com as palmas viradas, em súplica, para uma luz branca que vem da parte superior da imagem. Dentro desse par de mãos está o título: “Você Sabia?”. Abaixo do título está escrito:

“Qual a missão da doutrina, que a mão onipotente do Criador semeia atualmente no mundo? 

É a de conduzir os incrédulos à fé, os desesperados à esperança, os egoístas à caridade.” 

— Hippolyte Fortoul [1].

Soma-se a esta questão apresentada pelo Espírito Hippolyte na Revista Espírita de outubro de 1862 outro trecho reflexivo do Espírito Erasto, encontrado no texto Os trabalhadores da última hora, na obra O evangelho segundo o espiritismo[2]:

“Pergunta. – Se, entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, quais os sinais pelos quais reconheceremos os que se acham no bom caminho?

Resposta. – Reconhecê-los-eis pelos princípios da verdadeira caridade que eles ensinarão e praticarão. Reconhecê-los-eis pelo número de aflitos a que levem consolo; reconhecê-los-eis pelo seu amor ao próximo, pela sua abnegação, pelo seu desinteresse pessoal; reconhecê-los-eis, finalmente, pelo triunfo de seus princípios, porque Deus quer o triunfo de sua lei; os que seguem sua lei, esses são os escolhidos e Ele lhes dará a vitória; mas Ele destruirá aqueles que falseiam o espírito dessa lei e fazem dela degrau para contentar sua vaidade e sua ambição. — Erasto, anjo da guarda do médium. (Paris, 1863.)”

 

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 5, out. 1862. Dissertações espíritas: espiritismo e o espírito maligno. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014.

NB [2]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução Guillon Ribeiro. 131.ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. 


Opções de privacidade