Home > FEB > O Evangelho Segundo o Espiritismo 160 anos | Limites e necessidade da encarnação

O Evangelho Segundo o Espiritismo 160 anos | Limites e necessidade da encarnação

Ilustração. Com um céu em degradê começando de cima do azul para o laranja, está um texto de citação, uma assinatura e um logo. Na parte superior da imagem a citação pelo Espírito São Luís da obra

A encarnação é uma necessidade transitória e está ligada diretamente ao grau de depuração do Espírito. O conceito é novamente apresentado nas Instruções dos Espíritos do capítulo 4 da obra O evangelho segundo o espiritismo. A partir do item 24, o Espírito São Luís relembra onde estamos e para onde ainda podemos ir neste trabalho de purificação ao longo das múltiplas existências, auxiliando no desenvolvimento da nossa inteligência. 

“Se se considerar do ponto de vista material a encarnação, tal como se verifica na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de o Espírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação.”
— São Luís (Limites da encarnação, Cap.4, it.24)

Em sua soberana justiça e bondade, Deus permite que todos possam partir do mesmo ponto, com as mesmas aptidões, assim como nos dá liberdade para agirmos na medida em que tomamos consciência de nosso ser e dos caminhos que estamos a percorrer. A tarefa é diretamente proporcional ao grau em que cada um está, nem mais, nem menos.  

“Os que desempenham com zelo essa tarefa transpõem rapidamente e menos penosamente os primeiros graus da iniciação e mais cedo gozam do fruto de seus labores. Os que, ao contrário, usam mal da liberdade que Deus lhes concede retardam a sua marcha e, tal seja a obstinação que demonstrem, podem prolongar indefinidamente a necessidade da reencarnação e é quando se torna um castigo.”
— São Luís (Necessidade da encarnação, Cap.4, it.25)

Um convite à reflexão sobre o passado que nos encaminha para o porvir.  

O evangelho segundo o espiritismo é a terceira obra da Codificação Espírita. Publicado pela primeira vez por Allan Kardec em abril de 1864, na França, completa 160 anos de lançamento em 2024. 

Estruturado em 28 capítulos com passagens evangélicas seguidas de instruções dos espíritos, é escrito em linguagem simples e acessível a todos sem figuras nem alegorias, contendo a essência do ensino moral de Jesus. 

Venha conosco na leitura desta obra imprescindível! 
Clique aqui e faça o download gratuito em nosso portal.  

NB [1]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.4, it.24-25. Instruções dos Espíritos: Limites da encarnação; Necessidade da encarnação.


Opções de privacidade