Home > Efemérides > Nascimento de Amélia Rodrigues | 26 de maio de 1861

Nascimento de Amélia Rodrigues | 26 de maio de 1861

Ilustração. Imagem estilizada do retrato de Amélia Rodrigues, mulher com cerca de 60 anos, usando óculos de grau e um vestido preto. Ao fundo, pintura de várias flores e um céu azul. Do lado direito da imagem está um texto que diz :

Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (26 de maio de 1861, Santo Amaro da Purificação-BA, 22 de agosto de 1926, Salvador-BA) foi professora, escritora e poetisa, com vasto material em obras infantis, didáticas, além de romances. Uma existência dedicada à educação e ao Espiritismo. 

Em 1891, por meio da causa do ensino, foi transferida para Salvador, sendo lotada na Escola Central do bairro Santo Antônio. Um de seus alunos adolescentes, em 1905, foi selecionado para lecionar inglês pelo sistema do filósofo Spencer. Amélia Rodrigues não só o ajudou a compreender o pensamento daquele filósofo, como complementou o seu aprendizado. Disse a ele:

“O jovem precisa de educação moral que é o princípio fundamental da disciplina social; sem apelar para o coração, educar é formar no homem as mais duradouras forças da ordem social.”
— Amélia Rodrigues.
FRANCO, D. Até o fim dos tempos. Pelo Espírito Amélia Rodrigues. Salvador: LEAL, 2000. 

O pensamento de Amélia se identifica com Fénelon, contido em O evangelho segundo o Espiritismo, que solicita a certa altura: “Educar é formar homens de Bem, e não apenas instruí-los”. No plano espiritual continuou o trabalho na área educativa baseada no Evangelho de Jesus, em apoio na falange de Joanna de Ângelis.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Amália Rodrigues.

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

 


Opções de privacidade