Home > FEB > Você sabia? | Causas das aflições

Você sabia? | Causas das aflições

Ilustração. Ao fundo, em um céu em chamas com diversas nuvens escuras e um facho de luz, surgem duas mãos de pessoas diferentes, de pele marrom média, segurando firmes uma a outra. Na parte inferior da tela surge o título: “Você sabia?”, seguida de uma citação do livro

“Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio. Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à ideia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.”
— Allan Kardec

Em O evangelho segundo o espiritismo Kardec aborda no capítulo 5 a questão do Evangelho Bem aventurados os aflitos, trabalhando as causas das aflições, seus efeitos nas múltiplas existências, justiça divina e também como as ações do ontem e hoje continuam a reverberar no amanhã. “Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, até que não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições. As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente.”

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.5, it.10, Causas atuais das aflições. Disponível gratuitamente no portal da FEB.

 


Opções de privacidade