Home > FEB > Além da Tela | A Árvore da Vida

Além da Tela | A Árvore da Vida

Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé, centralizada, está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz

“O homem que constantemente só agisse pelo instinto poderia ser muito bom, mas conservaria adormecida a sua inteligência. O instinto se aniquila por si mesmo; as paixões somente pelo esforço da vontade podem domar-se.”
— Allan Kardec em A gênese (cap.3, it.19)

Há uma ordem natural na vida na Terra. Está em todas as coisas, por toda a parte: na contemplação da natureza, no nascimento de cada ser. Um ciclo que se inicia e termina múltiplas vezes. Estejamos preparados ou não para a partida, a fé no futuro nos guia para um novo caminho, uma jornada de aprendizado, quando tudo se une e separa. Família, afeto, conflito, paz. Como apoiar e ser apoiado por aqueles que estão conosco nesta encarnação? 

A Árvore da Vida (2011) apresenta a família O’Brien, residentes no interior do Texas (EUA) na década de 1950, em suas paixões, desejos e frustrações. A mãe vive a plenitude de dar a vida aos três filhos, do nascimento até a hora da separação carnal, com beleza e compaixão. O pai está em constante conflito entre ser bom aos olhos da sociedade da época, com dureza e rispidez, e demonstrar afeto à sua família, pela via da sensibilidade e do amor. 

“Quando diz: Ide reconciliar-vos com o vosso irmão, antes de depordes a vossa oferenda no altar, Jesus ensina que o sacrifício mais agradável ao Senhor é o que o homem faça do seu próprio ressentimento; que, antes de se apresentar para ser por Ele perdoado, precisa o homem haver perdoado e reparado o agravo que tenha feito a algum de seus irmãos. Só então a sua oferenda será bem-aceita, porque virá de um coração expungido de todo e qualquer pensamento mau.”
— Allan Kardec em O evangelho segundo o espiritismo (cap.10, it.8)

Em um mundo de expiações e de provas, todos sofrem à sua medida, se reencontrando na espiritualidade para, enfim, seguir seu caminho no bem. Um bom filme a todos. 

Serviço

A Árvore da Vida (2011)
Temáticas: família, conflito, perdão
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain. 
10 | Fantasia/Ficção científica | 2h18m
Disponível para assinantes Prime Video. 

 

NB [1]: KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 53. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019. Disponível gratuitamente no portal da FEB

NB [2]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. Disponível gratuitamente no portal da FEB.


Opções de privacidade