Home > FEB > Momento FEB | Chico, um homem chamado amor

Momento FEB | Chico, um homem chamado amor

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa azul escura e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Quem foi Chico Xavier? Vamos juntos relembrar a história do médium no Momento FEB.

A Espiritualidade nos oferece modelos que auxiliam nosso entendimento sobre as leis de amor e caridade vivenciadas por Jesus. São exemplos de amor e resignação necessários para que a Humanidade possa realizar o seu progresso. 

“Bem-aventurados, no entanto, os que são brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos”. O comentário de Lázaro, presente nas Instruções dos Espíritos no capítulo 9, item 8, da obra O evangelho segundo o espiritismo é uma boa introdução para comentar a trajetória de Francisco Cândido Xavier, exemplo de caridade, abnegação e amor ao próximo.  

Ao longo dos seus 92 anos não se eximiu da responsabilidade de trazer os ensinamentos do Cristo para nossa vivência. 

Chico viveu para difundir o Evangelho. 

Quem de nós não viu, em sua existência caridosa e de mansidão, o ensinamento de Jesus de “perdoar nossos irmãos não sete, mas setenta vezes sete?”. 

Mas, toda provação vem com desafios a serem cumpridos e, durante a encarnação de Francisco Cândido Xavier, não houve tarefa fácil para o médium.

Nascido na pobreza, vivendo com o mínimo e tendo muitos para auxiliar, Chico empreendeu um trabalho intenso de dedicação ao próximo, para o aproveitamento de muitos, a partir das palavras de consolação e ensinamento transmitidas pelos Benfeitores Espirituais, por meio da sua mediunidade. 

Cartas, amor, dedicação, consolo, reflexões… Tanto por ele deixado como modelo de ação cristã!…

A palavra é nossa ferramenta para a descrição das ações. Chico foi além delas. Com a caridade como farol, aplicou cada dia de sua estada terrena em benefício do próximo, com resignação e confiança, sempre dedicado ao trabalho com Jesus. 

Foi um exemplo de serenidade e humildade, virtudes que devem fazer parte do nosso cotidiano. 

Em suas palavras registradas na obra Lindos casos de Chico Xavier de Ramiro Gama: “Nosso Senhor recomenda-nos humildade, paciência, fé, bom ânimo, caridade e amor ao próximo no cumprimento de nossos deveres”.

Chico Xavier é exemplo do Evangelho de Jesus, e segue vivo em nossos corações. 

E você, vivencia os ensinamentos do Evangelho no seu dia a dia?


Opções de privacidade