Home > FEB > Você sabia? | A prece vem do coração

Você sabia? | A prece vem do coração

Ilustração. Em um fundo em tons de sépia há um homem desfocado, com cerca de 40 anos, pele marrom média usando camisa branca, com a mão estendida para cima em sinal de prece. Na parte inferior da tela surge o título: “Você sabia?”, seguida de uma citação de Allan Kardec publicada na edição de agosto de 1864 da Revista Espírita que diz:

“A principal qualidade da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que não passam de falsos adereços; cada palavra deve ter o seu alcance, despertar um pensamento, agitar uma fibra.”

— Allan Kardec [1]. 

 

Na edição de agosto de 1864, ano de lançamento da obra O evangelho segundo o espiritismo [2], Kardec publica o mesmo artigo presente no material para introduzir o conceito da Prece Espírita na codificação. Na continuidade do texto no capítulo 28, item 1, resume 00 ato de orar no seguinte trecho: “[…] numa palavra: deve fazer refletir. Somente sob essa condição pode a prece alcançar o seu objetivo; de outro modo, não passa de ruído. Entretanto, notai com que ar distraído e com que volubilidade elas são ditas na maioria dos casos. Veem-se lábios a mover-se; mas, pela expressão da fisionomia, pelo som mesmo da voz, verifica-se que ali apenas há um ato maquinal, puramente exterior, ao qual se conserva indiferente a alma”.

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 7, ago. 1864. Suplemento ao capítulo das preces da Imitação do evangelho. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014. 

NB [2]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.5, it.4, Causas atuais das aflições.


Opções de privacidade