Home > FEB > O Evangelho Segundo o Espiritismo 160 anos | Bem-aventurados os aflitos

O Evangelho Segundo o Espiritismo 160 anos | Bem-aventurados os aflitos

Ilustração. Com um céu em degradê começando de cima do azul para o laranja, está um texto de citação, uma assinatura e um logo. Na parte superior da imagem a citação pelo Espírito Lacordaire da obra

Instruções dos Espíritos no capítulo 5, item 18, de O evangelho segundo o espiritismo apresentando a dor e o sofrimento como veículos para a compreensão e desenvolvimento do ser. Indica que na Terra todos sofrem, seja na fartura ou na pobreza, pois a descoberta da moral do Cristo irá guiar os nossos passos. 

“Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao Reino de Deus. […] O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.”
— Lacordaire (Bem e mal sofrer, Cap.5, it.18)

No texto seguinte, O mal e o remédio, o Espírito Santo Agostinho relembra que as provas e as expiações são fruto das escolhas de cada um, ao longo das múltiplas existências, seja no plano terreno ou espiritual. Passar por elas requer coragem e resignação, certos de que Deus nos fornece apenas o fardo que podemos carregar.  

“Como desencarnados, escolhestes as vossas provas, julgando-vos bastante fortes para as suportar. Por que agora murmurar? Vós, que pedistes a riqueza e a glória, queríeis sustentar luta com a tentação e vencê-la. Vós, que pedistes para lutar de corpo e espírito contra o mal moral e físico, sabíeis que quanto mais forte fosse a prova, tanto mais gloriosa a vitória e que, se triunfásseis, embora devesse o vosso corpo parar numa estrumeira, dele, ao morrer, se desprenderia uma alma de rutilante alvura e purificada pelo batismo da expiação e do sofrimento.”— Santo Agostinho (Mal e o remédio, Cap.5, it.19)

Um convite à reflexão sobre o passado que nos encaminha para o porvir.  

O evangelho segundo o espiritismo é a terceira obra da Codificação Espírita. Publicado pela primeira vez por Allan Kardec em abril de 1864, na França, completa 160 anos de lançamento em 2024. 

Estruturado em 28 capítulos, com passagens evangélicas seguidas de instruções dos espíritos, é escrito em linguagem simples e acessível a todos sem figuras nem alegorias, contendo a essência do ensino moral de Jesus. 

Venha conosco na leitura desta obra imprescindível! 
Clique aqui e faça o download gratuito em nosso portal.  

NB [1]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.5, it.18. Instruções dos Espíritos: Bem e mal sofrer.


Opções de privacidade