Home > FEB > Você sabia? | Instinto e inteligência

Você sabia? | Instinto e inteligência

Ilustração com imagem e texto. Na parte inferior da tela aparece o título: “Você sabia?” e no rodapé direito o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira. A imagem é composta por um desenho de uma sala escura que abre em uma janela com o formato de uma cabeça humana. Ao centro desta janela, está um homem olhando para o horizonte de montanhas que parecem o mar. A parte textual é uma citação de Allan Kardec da obra

“O instinto é uma inteligência rudimentar, que difere da inteligência propriamente dita, em que suas manifestações são quase sempre espontâneas, ao passo que as da inteligência resultam de uma combinação e de um ato deliberado.”

— Allan Kardec. 

Kardec elabora mais sobre a questão do instinto e da inteligência no capítulo 3 de A gênese, quando reforça que ambos são inatos ao homem, embora o instinto seja uma ação maquinal, enquanto a inteligência a reflexão sobre a ação: “Todo ato maquinal é instintivo; o ato que denota reflexão, combinação, deliberação é inteligente. Um é livre, o outro não o é”. 

E continua: “O instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários, tendo em vista a conservação deles. Nos atos instintivos não há reflexão, nem combinação, nem premeditação. […] No homem, no começo da vida o instinto domina com exclusividade; é por instinto que a criança faz os primeiros movimentos, que toma o alimento, que grita para exprimir as suas necessidades, que imita o som da voz, que tenta falar e andar.”

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. Brasília: FEB, 2019. Parte primeira, Cap.4, Inteligência e instinto. Nota à questão 75. Disponível para download no portal da FEB.

NB [2]: KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 53. ed. Brasília: FEB, 2019. Capítulo 3, item 11-12. O bem e o mal: O instinto e a inteligência. Disponível para download no portal da FEB.


Opções de privacidade